FANDOM


Voluntariado da Fundação SOS Mata Atlântica cria agenda ambiental 2006

Teste para verificar conhecimento do eleitor sobre as propostas de seu candidato está disponível no site da instituição

A agenda ambiental voluntária é um documento que tem como objetivo auxiliar o cidadão na escolha de seus candidatos nas próximas eleições. A idéia é que dentro das diversas opções, o eleitor cobre propostas relacionadas ao meio ambiente e à mata atlântica. Além da questão ambiental, o grupo se preocupou em mostrar a importância do voto e da responsabilidade de suas preferências políticas para a sustentabilidade do país.

O material finalizado já está disponível no portal da Fundação para que todos os eleitores possam ter acesso à agenda e também multiplicar o conteúdo em seus grupos de amigos, ambientes profissionais, escolas, universidades, associações civis e no meio cultural.

“Somos um grupo de cidadãos preocupados com a questão da participação popular no caminho para o desenvolvimento sustentável do país”, afirma Beloyanis Monteiro, coordenador do grupo de voluntários da instituição. Nesse processo, cada participante trouxe sua experiência de vida, seu conhecimento e suas idéias de prioridades para a sociedade. “As várias realidades vivenciais do grupo enriqueceu muito o resultado final e a participação de todos cria um envolvimento com a agenda que é essencial para sua multiplicação na sociedade”, garante o coordenador.

Agenda ambiental voluntária

A agenda ambiental voluntária possui uma linguagem bastante acessível. Com o formato de um teste, o material poderá auxiliar o eleitor para por a prova seus conhecimentos sobre as propostas do seu candidato e também avaliar sua preocupação com o meio ambiente, a mata atlântica e as conseqüências dessas ações na qualidade de vida social e econômica da população.

O material está dividido em nove pontos: Água, Solo, Mudanças Climáticas, Saneamento Ambiental, Sustentabilidade, Biodiversidade, Educação, Qualidade de Vida e Cidadãos: Direitos e Deveres. Todos os temas se desdobram em sub itens que direcionam às propostas dos candidatos e o eleitor pode assinalar cada indicação e ao final somar os pontos que indicam o grau de envolvimento e de preocupação do político com as questões sócio-ambientais.

A preparação da agenda teve início em maio deste ano - nesses três meses aconteceram várias reuniões para que fosse possível chegar a um documento que contemplasse todas as áreas de atuação dos cargos que serão eleitos este ano: Presidente, Governadores de Estado, Senadores, Deputados Federais e Estaduais.

Os temas principais levantados permearam, principalmente, a Mata Atlântica que hoje ainda está presente em 17 estados brasileiros, sendo a maior cobertura de floresta do país, mas que conta com apenas 7% de sua formação original. Esse panorama de devastação prejudica grande parte da população humana por gerar deficiência de recursos e coloca em risco de extinção, animais, plantas e culturas, todos essenciais para a sustentabilidade econômica da região.


Importância do voto no contexto ambiental A proposta de sensibilizar o cidadão para a questão do voto relacionada ao meio ambiente visa valorizar a pauta ambiental. Assim o eleitor pode enviar essa orientação para o seu candidato e ainda perceber como as questões de preservação da água, do solo e das florestas estão mais ligadas ao seu cotidiano e também na dependência do poder público do que se imagina.

“Entendemos que nesse momento de eleições o voto é o meio mais viável de se exigir mudanças com responsabilidade e de fortalecer a participação popular, antes , durante e depois das eleições”, finaliza Bellô.

Mensagem Você também pode e deve multiplicar esse documento, reúna seus amigos e sensibilize-os para o assunto. Só assim poderemos trazer ao interesse geral a pauta ambiental relacionada ao cotidiano do cidadão, do candidato e das políticas públicas.

Para mais informações acesse: www.sosmas.org.br/voluntariado, ligue (11) 3055-7894 ou mande email para voluntariado@sosma.org.br.



Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória