Fandom

Campanhas Wikia

Andrei Bastos

265 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão6 Compartilhar

PELOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Eu faço política desde os 16 anos, quando participava do grêmio estudantil no Colégio Pedro II e deitava nos trilhos do bonde para protestar contra o aumento das passagens. O movimento estudantil, que em 1968 ganhou expressão em todo o mundo, aqui passou a protestar contra a ditadura e eu fui para as ruas jogar bolas de gude pra derrubar os cavalos da repressão. No ano seguinte, a coisa ficou feia e muitos estudantes foram para a clandestinidade combater a ditadura com a luta armada. Eu achei que seria melhor travar uma luta política, mesmo clandestina, até defendi que nos filiássemos ao MDB, mas acabei não entrando pra nenhum partido, mesmo depois da abertura democrática.

Apesar disso, durante toda a minha vida, pessoal ou profissionalmente, participei de inúmeras campanhas eleitorais, sempre de candidatos e partidos identificados com as causas sociais.

Em 2002 fui convidado a colaborar na campanha de Georgette Vidor, que se elegeu deputada estadual. Na nossa primeira conversa, eu lhe disse que estava ali me comprometendo com um projeto político para as pessoas com deficiência (embora eu não fosse uma delas àquela época) e que entendia que o objetivo não era apenas sua eleição. Finalmente, em 2003, com 52 anos, me filiei ao PPS – Partido Popular Socialista. Ironicamente, também em 2003, me tornei um deficiente físico com a amputação da minha perna esquerda por causa de um câncer.

Aí mesmo foi que me comprometi, inteiramente, com o Movimento das Pessoas com Deficiência, procurando dar representatividade ao segmento no meu partido, escrevendo artigos em defesa dos seus interesses e colaborando como voluntário no IBDD – Instituto Brasileiro de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Agora me apresento como candidato a deputado federal porque acho que o segmento precisa fortalecer sua representatividade política. Com minha trajetória de vida e minha curta, mas intensa vivência como deficiente físico, considero que estou apto a lutar pelos direitos da pessoa com deficiência.

Entendo que para a efetiva inclusão social dessas pessoas é necessário, antes de tudo, garantir seu direito constitucional de ir e vir no sistema de transporte coletivo. Como deputado federal, minha tarefa principal será trabalhar para viabilizar social e economicamente isso, propondo e aprimorando leis e fiscalizando seu cumprimento pelo Poder Executivo e por todas as instâncias da sociedade.

Ao mesmo tempo, dedicarei atenção especial à eliminação dos entraves ao adequado atendimento dessas pessoas no sistema de saúde pública e privada, definindo claramente suas atribuições e responsabilidades e propondo o devido amparo legal.

Da mesma forma, não descuidarei de trabalhar para fazer com que o Legislativo atue para a inclusão das pessoas com deficiência no sistema educacional e no mercado de trabalho, assim como para a acessibilidade nas ruas e edifícios, escolas e locais de trabalho e lazer.

Finalizando, apresentarei um projeto de lei para viabilizar em definitivo estas e todas as medidas para o exercício da plena cidadania pelas pessoas com deficiência, proporcionando-lhes os recursos necessários por meio de renúncia fiscal, com ligação direta entre a fonte e a iniciativa contemplada.

ANDREI BASTOS: www.andrei.bastos.nom.br

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória