Fandom

Campanhas Wikia

Conflito de interesses

265 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar

Conflito de interesses: Em qualquer regime, democrático ou não, haverá sempre uma luta entre setores econômicos, sociais e políticos.

Que fique bem entendido que o interesse detectado numa ação política pode ser positivo ou negativo. Tudo depende da ótica do provável beneficiário de uma ação legislativa ou governamental e da força que Poder Público e/ou destinatário têm sobre a opinião pública. Há a tendência de que estes interesses podem tornar-se positivos quando consegue-se explicar que as medidas cobrirão o número mais significante da coletividade; e, negativo, se não houver a habilidade em se explicar isso, e que dê a impressão de que só beneficiará uma parcela bem restrita do estrato social.

A questão torna-se ainda mais profunda quando vem à tona esquemas de enriquecimento ilícito e tráfico de influência envolvendo o Poder Público e financiadores de campanhas, declarados ou não. Neste último caso, quando evidenciada a vinculação das entidades e o trânsito de valores monetários entre elas, aumentam os indícios de um crime conhecido no Brasil como Caixa Dois. Quando o homem público lança mão de cargos de confiança a parentes próximos, retribui a indicação de parentes de outros políticos e juízes, ou concede-lhes facilidades, incorre na prática de nepotismo.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória