Fandom

Campanhas Wikia

Convocatória Global

265 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar

Vamos alavancar a inteligência da políticaEditar

Uma carta aberta à blogosfera políticaEditar

Jimmy (Jimbo) Wales, 4 de julho de 2006

"Faz mais de 50 anos que vivemos na era da política televisiva. Nos anos 50 a televisão começou a ter um impacto significativo na política e os resultados foram espantosos.

A comunicação de massa nos trouxe a política de massa. E vamos ser claros e diretos sobre isto: seja de esquerda ou de direita, conservadora ou progressista, a política de massa é burra, burra, burra. As campanhas políticas têm sido mais sobre qual a melhor mensagem televisiva, a imagem, a frase de efeito, que sobre convidar as pessoas normais a compreender e se importar com como as questões políticas realmente afetam suas vidas.

Os autores de blogs e wikis estão agora inventando uma nova era da comunicação, e é minha convicção que este novo meio de comunicação vai inventar uma nova era da política. Se a comunicação de massa nos trouxe a política de massa, a comunicação participativa vai nos trazer a política participativa.

Um diferencial do mundo dos blogs e dos wikis é que não é preciso pedir permissão para fazer as coisas acontecerem. Se alguma coisa precisa ser feita, façamos. Ora, campanhas políticas precisam parar um instante e se dar conta da existência da Internet, se dar conta dos blogueiros, se dar conta dos wikis, e se relacionar conosco de uma maneira construtiva.

Os candidatos que vão ganhar eleições no futuro serão os candidatos que construirão campanhas genuinamente participativas, gerando e expandindo comunidades genuínas de cidadãos engajados.

Estou lançando no dia de hoje um novo website Wikia orientado a ser um espaço central de encontro para pessoas de todos os matizes do espectro político que pensam que é chegada a hora da política se tornar mais participativa e mais inteligente.

Este website, Campaigns Wikia, tem o objetivo de reunir pessoas de diferentes perspectivas políticas que podem não compartilhar muita coisa, mas compartilham a visão da política democrática como um debate com as idéias sérias de opositores inteligentes, como a mobilização e motivação de pessoas comuns a se envolverem e se preocuparem com a política para além das mensagens televisivas.

Juntos, vamos começar a trabalhar para educar e envolver as campanhas políticas em como deixar de ser políticos do espetáculo e começar a ser políticos participativos e comunitários.

Como vamos fazer isto? É possível? Jimbo, você está louco?

Ok, eu posso ser louco. Eu fundei a Wikipedia, que é a idéia mais louca que alguém possa imaginar. E vocês sabem de uma coisa? Eu não era e ainda não sou esperto o suficiente para imaginar como fazer a Wikipedia funcionar. Os Wikipedistas é que imaginaram. Meu papel foi apenas ouvir e observar, e num espírito de sinceridade e amor nos fazer avançar na realização de algo útil.

Portanto, de cara vou admitir o seguinte: não sei como fazer a política se tornar mais saudável. Mas imagino que vocês saibam. Acredito que podemos trabalhar juntos, a partir das eleições deste ano, para forçar as campanhas a usar wikis e blogs para organizar, discutir, gerenciar, liderar e serem lideradas pelos seus voluntários.

Podemos transformar isto no começo do que está por vir. Isto pode ser o ponto de partida de uma política participativa impulsionada pela rede. E não importa que você seja de esquerda ou de direita, moderado ou radical, socialista ou liberal. Quem quer que você seja e no que quer que acredite, você pode compartilhar comigo meu desejo sincero de que o processo político comece a ser sobre conteúdos e idéias ao invés de sobre estilo e imagem.

Eis o que fazer:

Primeiro, inscreva-se na lista de endereços (em inglês). Vamos começar uma conversa, vamos começar a ensinar uns aos outros como atingir e atrair a atenção das campanhas. Ou então me mande um email pessoal para jwales at wikia.com para ampliarmos a conversa (em inglês, por favor. Esta é uma tradução feita por outras pessoas).

Segundo, inscreva-se aqui no wiki, e vamos começar a construir a base de conhecimento para fazer isto acontecer.

Terceiro... blogue sobre isto, envie e-mails sobre isto, fale sobre isto, entre em contato com os políticos de sua cidade e ajude-os a se envolver. Faça um barulho danado sobre a existência de uma iniciativa apartidária para tornar a política mais inteligente, para engajar os cidadãos em nível pessoal. Os políticos responderão, mas eles precisam nos ouvir reclamar esta nova política, com força e convicção.

Por enquanto, basta se inscrever na lista de email e dizer em que você está interessado. Bola para a frente!"

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória