Fandom

Campanhas Wikia

Novas ideologias

265 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar

Alguns intelectuais e historiadores dizem que a história acabou. Essa afirmativa foi feita após a derrocada das idéias socialistas. Mas será que a humanidade não conseguirá desenvolver nenhum novo sistema econômico e político capaz de representar uma nova alternativa ao capitalismo? O mundo nunca precisou tanto de novas idéias, pois o vazio ideológico que se criou a partir da década passada fez com que as pessoas voltassem a recorrer as velhas ideologias ou a radicalismos políticos que muitas vezes tem gerado somente violência. Novas questões, como o aquecimento global por exemplo, têm requisitado esforços políticos globais. No entanto, eles tem se mostrado insuficientes porque as ideologias que forjaram o modo de produção e consumo de nossas sociedades, surgiram quando a humanidade nem sequer imaginava que seu modo de vida iria modificar o clima e colocar em risco nossa própria espécie. As velhas escolas (Marxistas, Liberais, Social-Democratas) não são mais capazes de dar respostas adequadas a muitos problemas. Na verdade, na maioria dos casos, elas são hoje a principal fonte causadora desses mesmos problemas. O que venho propor é que juntos procuremos novas maneiras de olhar o mundo, com menos academicismo e mais criatividade.Observando sim a história, e por vezes chegando a mergulhar nesta, mas sem jamais voltarmos a superfície sem uma nova idéia.Respeitando a diversidade dos diferentes grupos sociais e econômicos, suas liberdades individuais, sem no entanto abrir mão de procurar gerar uma ideologia que procure dar a todos igualdade de oportunidades. Esse é o ponto de partida.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória