FANDOM

Opinião Pública é a percepção dos anseios e opiniões de uma dada coletividade. Como nos casos de especulação financeira nas Bolsas de Valores, as tendências de opinião pública sofrem vieses todo o tempo. É influenciada por grupos de interesses mais diversos: religiosos, políticos, econômicos, da media(pt-pt)/mídia(pt-br), de costumes, intelectuais, populares, entre outros.

A imprensa é provavelmente o mais poderoso destes grupos, dada o alcance que têm sobre todas as classes econômicas. Na classe mais abastada, através da imprensa escrita, TV's por assinatura e da internet. Na classe mais carente, através das TV's abertas e imprensa de tablóides. De fato, a TV é o meio mais acessível à informação num país de dimensões continentais como o Brasil.

O objetivo perseguido, ou pelo menos propagados por estes meios, é informar a sociedade de forma isenta. Porém, isenção é uma qualidade de julgamento puramente subjetivo, uma vez que estes mesmos meios sofrem influência de outros grupo de interesse. Ou seja, o processo de formação de opinião pública tem tempo, duração, fluxo e intensidade dinâmicos e interativos.

Os grupos de interesse mais organizados podem captar certos momentos da tendência da opinião pública encomendando pesquisas a institutos de pesquisa, tais como veículos de comunicação, confederações de empresários, agências de propaganda, empresas comerciais, sindicatos e partidos políticos, isoladamente ou em conjunto. De posse de pesquisas de qualificação do público-alvo, estes delimitam ou corrigem estratégias para influenciar de forma mais efetiva determinada camada da sociedade.

Parece muito claro que grupos de interesse possam manipular setores da população. Mas, em dado momento, a tendência pode alterar-se e reverter, caso denunciada a estratégia de influenciar a população para angariar ganhos individuais ou apenas de uma parcela privilegiada. Daí então é o grupo de interesse que terá de se adaptar a uma nova realidade.

Também no FANDOM

Wiki aleatória