Fandom

Campanhas Wikia

Participe do Projeto Eleições Brasileiras de 2006

265 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão3 Compartilhar

Estamos precisando de voluntários para organizar melhor as informações que correm na Internet sobre os candidatos. O objetivo é trazer informações mais relevantes à tona e dar mais credibilidade e transparência ao processo de escolha dos candidatos.

Para que mais e melhores informações sejam disponibilizadas, precisamos de pessoas que possam realizar voluntariamente pelo menos uma das funções abaixo:

  • MINERADORES DE INFORMAÇÕES
    • Descrição da função: se você tem recebido muitas informações sobre candidatos pela rede ou gosta de navegar, fazer pesquisas pela Internet, você pode ser um bom minerador de informações.
    • O que entra para o Minerador: a matéria prima do minerador é a própria Internet e sua caixa pessoal de e-mail, ou seja, as informações disponíveis a ele na rede.
    • O que sai do Minerador: Qualquer um pode ser minerador, basta que quando encontrar ou receber alguma informação relevante, ele passe esta informação para wikipolitica@gmail.com. Esta caixa de e-mail é pública e será aberta pelos Organizadores de informação.
  • ORGANIZADORES DE INFORMAÇÕES
    • Descrição da função: ser organizador já requer algumas mais habilidades com computador, mas não é nada complexo e pode ser aprendido com o mínimo de dedicação. Saber editar textos em processadores de texto (como Word) e planilhas eletrônicas (Excel) ajuda muito. Uma habilidade muito valiosa aqui é saber editar um wiki, que pode ser aprendido aqui. É preciso pensar em como organizar melhor as informações que chegam sobre os candidatos. Nós achamos que abrir uma página para cada candidato sobre o qual forem chegando informações é uma boa. Criar agrupamentos (categorias) por estados assim que a lista ficar maior também será necessário. Será preciso ter boas idéias ao longo de todo o processo. Veja uma sugestão do Ricardo Neves sobre o que os organizadores podem fazer.
    • O que entra para o Organizador: o organizador poderá consultar o e-mail wikipolitica@gmail.com e tirar informações de lá e passar para o Wiki, de maneira que quem as consulta possa ter a melhor navegação possível. Uma tarefa importante do Organizador é checar e registrar as fontes das informações sobre os candidatos, para dar mais credibilidade às informações. Quem estiver interessado em ser organizador e receber a senha do deste e-mail para a consulta, favor enviar uma mensagem para o Bruno.
    • O que sai do Organizador: o produto do organizador é basicamente as pa´ginas da WikiPolítica em construção. Com esta informação os comunicadores entrarão com idéias e ações sobre a melhor maneira de comunicar as informações organizadas. Quem tiver interesse em atuar como Organizador, por favor, coloque o seu nome na lista.
  • COMUNICADORES
    • Descrição da função: esta é uma função para aqueles que têm marketing no sangue. Algumas pessoas têm o talento de dar bons nomes a coisas que aparentemente são pouco atrativas ou de criar outras maneiras de distribuir informações, como campanhas. Como exemplo (que já citei aqui na WikiPolítica), Ricardo Neves deu a idéia de criar uma apresentação de Power Point, com 10 slides, um para cada dica de como usar a internet para melhor investigar os candidatos nessa eleição. Outra proposta dada por ele também seria um selo de advertência: algo como candidatos cartão vermelho.
    • O que entra para o Comunicador: a matéria prima do organizador é a própria WikiPolítica e os sites afins. As informações contidas nesses meios sempre pode ser 'empacotada' de maneira a melhor atrair a atenção das pessoas.
    • O que sai do Comunicador: e-mails, documentos de powerpoint, campanhas, filipetas, folders, banners etc.

As funções acima são sugestões e podem ser melhoradas e até descartadas. O trabalho pode e deve ser feito de múltiplas e criativas formas, mais de um papel pode ser desempenhado pela mesma pessoa ou um grupo pode se responsabilizar por uma mesma função – não há regras.

Bem, digam o que acham na página de discussão. Esta é uma metodologia aberta e em construção.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória