Fandom

Campanhas Wikia

Projeto Eleições Brasileiras de 2006

265 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão9 Compartilhar

Introdução Editar

O colunista Ricardo Neves, da revista Época, preparou em seu blog um roteiro com dez dicas de como escolher, de maneira mais eficiente, os candidatos para a próxima eleição.

"A idéia é que é possível escolher representantes mais confiáveis, utilizando novas ferramentas digitais, métodos mais sofisticados e colaborativos, e estabelecer mecanismos inovadores objetivando maior controle cívico sobre os eleitos", afirma ele.

Veja COMO VOCÊ PODE PARTICIPAR.

Veja quais são as 10 dicas indicadas pelo colunista para exercer a cidadania digital:

Texto a negrito


Antes de escolher seu candidato, escolha seu partido: visite as páginas dos partidos políticos de sua preferência, e veja qual deles melhor expressa, a nível nacional, estadual e municipal, seus anseios. Só então prossiga na busca do candidato ao cargo, pelo partido de sua preferência. Lembre-se que partidos se associam de forma diferente nos níveis acima referidos.

10 Dicas Editar

OBS: clique nas Dicas para obter informações mais detalhadas.

Dica 1:

  • Foque nos candidatos do seu Estado, listando seus nomes.

Dica 2:

  • Garimpe candidatos experientes, honestos e com capacidade de realização.

Dica 3:

  • Informe-se melhor sobre os candidatos, consultando as declarações de bens e os mini-currículos disponíveis na seção Divulgação de Candidaturas do TSE.

Dica 4:

  • Questione a veracidade da declaração de bens dos candidatos (ver Dica 3).

Dica 5:

  • Vasculhe o site da campanha de cada candidato, verificando se suas ações são realizadas com transparência. O candidato apresenta orçamento de campanha? Assume seu partido?

Dica 6:

  • Amplie seus parâmetros de investigação, consultando o google, yahoo, outras ferramentas de busca e jornais. Descubra se o ministério público está atrás do candidato ou se ele é acusado de irregularidades.

Dica 7:

  • Refine sua lista. Escolha 2 a 3 candidatos por cargo.

Dica 8:

  • Critique o comportamento do candidato na propaganda eleitoral gratuita na TV. Candidato bom promete pouco e tem foco.

Dica 9:

  • Hora de trabalhar em rede. Compartilhe seu levantamento enviando emails para amigos e conhecidos e/ou participando de blogs e wikis (como este).

Dica 10:

  • Após a eleição, é necessário que você monitore os candidatos eleitos. Comece enviando um email para eles, cobrando o envio regular ou um site atualizado com sua agenda, seus projetos e interesses.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória