FANDOM

 Em 10 de julho de 2006 o Conselho Nacional de Educação aprovou a obrigatoriedade da Sociologia no Ensino Médio, dando o prazo de um ano para que as 23.562 escolas implantem a disciplina.
  Aspiração antiga de profissionais das Ciências Sociais, principais protagonistas da vitória alcançada em Brasília, esta resolução do CNE deve receber da sociedade uma atenção especial. Longe de preconceituosas e reducionistas colocações, tipo: "Sociologia é coisa de militante de esquerda", a inserção do debate sociológico no ambiente escolar pode ser o caminho mais curto para sanarmos mazelas graves que se exteriorizam por meio de desinteresse político da população, desavenças religiosas, embates culturais, homofobia, desigualdade social, invisibilidade social, desestruturação familiar e fracasso escolar, entre outros.
  Cabe aos educadores de Sociologia desepenharem o papel de agentes facilitadores na construção do alicerce social que resultará do enfoque sociológico aplicado no processo ensino-aprendizagem, principalmente considerando como argamassa a ânsia da juventude por um futuro menos incerto e mais promissor. Mas cabe a todos os agentes da sociedade brasileira participar do delineamento das demandas a serem abordadas com nossos filhos e netos.
  É necessário que a Sociologia no Ensino Médio deixe de ser uma bandeira solitária dos Sociólogos enganjados no processo educacional, e receba a atenção merecida, e mesmo necessária, de todos aqueles que desejam alterar o quadro atual de nossa sociedade por um caminho permanente e transformador.

Também no FANDOM

Wiki aleatória